Saiba qual a diferença entre Optometrista e Oftalmologista.

Se você usa óculos ou faz acompanhamento regular da saúde dos seus olhos e da sua visão, provavelmente você já tenha passado pelo médico Oftalmologista ou também por um Optometrista.

Isso porque ambos profissionais atuam na área da saúde e sua função é cuidar do bem-estar dos seus olhos, bem como de tudo que engloba o sistema visual.

No entanto, existem grandes diferenças entre suas formações e, portanto, em suas funções e atribuições para avaliação do sistema visual e ocular.

Sendo assim, para que você entenda melhor a diferença entre esses dois profissionais que cuidam dos seus olhos, elaboramos uma lista com as competências e requisitos exclusivos de cada um deles.

Definição | O que é se entende por Optometria e Oftalmologia

O que é Optometria?

Primeiramente, o termo Optometria deriva do grego “optometron”, sendo esta decomposta por “opto”, que provém de “opsis” que significa “visão” + “metron” de “medição ou medida”.

Sendo assim, a Optometria se define e se destina identificar, interpretar e corrigir as medidas da visão.

Ou seja, o Optometrista é o profissional da área da saúde, não médico, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular, habilitado para corrigir os defeitos de refração e alterações da visão por meio da prescrição de lentes e terapias visuais.

O que é Oftalmologia?

A palavra oftalmologia tem origem nos termos gregos ophthalmos = olho + logos = estudo. Ou seja: estudo dos olhos.

Sendo assim, a oftalmologia é uma especialidade médica que estuda e trata as doenças relacionadas aos olhos e seus anexos.

Além disso, o médico oftalmologista indica tratamentos para doenças oculares, indicando a medicação e a terapia necessária e também pode prescrever lentes ou cirurgias para corrigir defeitos da visão.

Formação Acadêmica | Diferença entre Optometrista e Oftalmologista

Além das diferentes formações, suas atribuições, por consequência, também diferem.

Sendo assim, a formação em Optometria capacita o profissional a atuar na avaliação primária do sistema visual, enquanto que a formação em Oftalmologia permite funções mais específicas, de ordem secundária na atenção à saúde ocular.

Vejamos as diferenças na formação desses dois profissionais.

Formação em Optometria

Primeiramente, para se tornar um profissional em optometria é necessário fazer um curso de graduação que pode ser em três modalidades, técnico, tecnólogo e bacharelado.

Sendo assim, a Optometria é uma profissão da área da saúde que permite uma formação em, relativamente, curto período de tempo.
Nesse sentido, a formação em Optometria de nível técnico leva em média um ano e meio, enquanto em nível tecnólogo o tempo de formação é de aproximadamente quatro anos.

Porém, para se graduar como bacharel em Optometria o tempo de formação é de cinco anos.

Nessa modalidade, enquanto acadêmico, o aluno estuda áreas como anatomia geral, fisiologia, bioquímica, óptica fisiológica, farmacologia entre muitas outras, que o capacitarão a exercer sua formação com excelência.

Formação em Oftalmologia

Antes de mais nada, para se formar em Oftalmologia, é necessário cursar medicina e receber aprovação.

Para isso são necessários seis anos de estudos e nesse tempo o estudante faz a sua residência atuando em hospitais realizando procedimentos médicos de todo o tipo, incluindo partos e participando de pequenas cirurgias.

Após a graduação em medicina decide por uma especialidade, nesse caso a oftalmologia. Sendo assim, o médico deverá estudar por mais três anos até receber a titulação de Oftalmologista, totalizando nove anos até a conclusão dos estudos.

Área de Atuação | O que Faz um Optometrista e o que Faz um Oftalmologista

Atuação em Optometria

O optometrista é o profissional que tem por função examinar e identificar problemas oculares e/ou, de modo geral, relacionados ao sentido da visão.

Sendo assim, ocupa-se de analisar os processos visuais em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando, medindo e corrigindo os defeitos de refração como, miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia (vista cansada), acomodação e motilidade ocular.

Ou seja, está habilitado à prescrever óculos, lentes de contato e terapias visuais, com o objetivo de oferecer o máximo de rendimento visual com o mínimo esforço, através de métodos objetivos e subjetivos.

O optometrista é um profissional não-médico especialista na visão. Dessa maneira, não utiliza qualquer equipamento ou técnica invasiva ao corpo humano, ou seja, não prescreve medicamentos, aplica colírios ou utiliza qualquer técnica que possa ter interação sistêmica com o organismo.

Todos os seus equipamentos são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido visual.

No entanto, o optometrista está capacitado para identificar alterações de ordem patológica que envolvam o globo ocular, tais como catarata, glaucoma, retinopatias, porém nesses casos é sua obrigação remeter o paciente ao Oftalmologista para que este faça o diagnóstico e possa seguir com o seu tratamento.

Não é função do Optometrista tratar de doenças, mas é sua obrigação a sua identificação e encaminhamento ao oftalmologista.

Nos EUA, foi detectado por optometristas e encaminhado para oftalmologistas, o maior número de portadores de doenças do globo ocular, como o glaucoma, evitando em tempo a cegueira desses indivíduos, devido à facilidade de acesso ao optometrista.

Em todos estes países o profissional possui qualificação específica e trabalha em harmonia com todos os outros profissionais sanitaristas e médicos.

Atuação em Oftalmologia

Diferentemente do Optometrista, o médico especializado em Oftalmologia está mais voltado à identificar e determinar tratamento de patologias do globo ocular, como a catarata, glaucoma, retinopatia diabética, entre tantas outras.

Sua formação permite além de realizar exames intrusivos, prescrever medicamentos para o tratamento de doenças, bem como indicar e/ou realizar procedimentos cirúrgicos no paciente, caso estes se façam necessários.

Ou seja, a atuação do Oftalmologista está mais voltada para a investigação e o tratamento de doenças oculares, no entanto, o Oftalmologista também tem, por formação, a capacidade de identificar as alterações visuais que precisam de correção óptica, podendo prescrever tal correção através de óculos ou lentes de contato, assim como o Optometrista.

Sendo assim, o Oftalmologista é o profissional que identifica não apenas problemas de visão, como a miopia, mas também enfermidades do olho, como o glaucoma e a conjuntivite.

Dessa forma, o trabalho do médico oftalmologista é dirigido, sobretudo, para a detecção e a prevenção de doenças na região dos olhos. Diferentemente do optometrista, que preocupa-se especialmente com a visão.

Especializações

Especializações na área de Optometria

A optometria conta com três principais especialidade, nas quais os profissionais podem aprofundar seus estudos, são elas:

● Optometria pediátrica;
● Baixa Visão;
● Pós-graduação em ortóptica – que atua nos transtornos de motilidade ocular (movimento dos olhos);
● Especialização em optometria comportamental – que analisa o sistema visual como um todo e a influência das deficiências visuais na personalidade e relacionamentos interpessoais do portador.

Especializações na área de Oftalmologia

Além da especialização em oftalmologia, os profissionais que atuam nessa área podem se aprofundar ainda mais em seus estudos e se especializarem em doenças específicas, como glaucoma e catarata, por exemplo.

Além disso, podem fazer uma especialização em determinadas estruturas oculares, como especialistas em retina e córnea, ou ainda, qualificando-se para atender determinada parcela da população, como a oftalmopediatria ou oftalmogeriatria.

Conclusão

Em conclusão, podemos perceber que existem muita diferença entre Optometrista e Oftalmologista.

No entanto, ambos os profissionais são capacitados para avaliar o sistema visual e prescrever correções ópticas adequadas para compensar as alterações da visão, assim como identificar possíveis alterações de ordem patológica.

Porém, se você já foi diagnosticado com alguma doença nos olhos, como retinopatia diabética, glaucoma, catarata ou outras, deve procurar o médico Oftalmologista para que possa lhe direcionar ao tratamento específico.


Referências: www.cboo.org.br | www.institutoassadrayes.com.br | www.opticanet.com.br